Entre o Solstício de Inverno e o final do ano 2024, tive oportunidade de apresentar a minha performance a solo Arriba ao Monte em Trancoso, em Manteigas na Burel Factory e nas Casa da Lapa. Nesta performance musical dedicada aos temas da Pastorícia e da Transumância, alguns trechos da obra “A Lã e a Neve” de Ferreira de Castro recordam-nos a vivência dos portugueses que habitavam as regiões frias da Serra da Estrela em plena 2ª Guerra Mundial, nesta história protagonizada por um jovem pastor de Manteigas que sonha tornar-se operário fabril para melhorar a sua vida.
top of page
Buscar
No passado dia 6 de Janeiro, dia de Reis, tive o prazer de apresentar um concerto sobre o Ciclo dos Doze Dias no Centro Cultural de Celorico da Beira, com a ilustração ao vivo de Maria Rudiuk que deu cor ao meu concerto!
Este concerto de música tradicional do Natal aos Reis apresentou repertório tradicional do ciclo dos Doze Dias, que percorre as canções desde a noite da Consoada até ao dia de Reis, acompanhadas por instrumentos musicais tradicionais como a sanfona, a viola beiroa, a sarronca, a flauta pastoril, como surgem representadas em presépios na iconografia sobre a Natividade.

Fotografia do Município de Celorico da Beira
No passado mês de Agosto, com alguns elementos da comunidade de Aldeia Nova, em Trancoso, foi apresentada a performance musical "Memórias de um Sapateiro", a partir dos textos que o sapateiro Adriano Rodrigues quis deixar para as gerações vindouras num livro que mandou imprimir e de que fez limitadas cópias. O espectáculo aconteceu num palco improvisado (com muito trabalho e carinho) no meio da rua. Mas não era uma rua qualquer!... Era a rua onde o sapateiro viveu e teve a sua oficina e foram expostos os utensílios e ferramentas que usava no desempenho do seu ofício, conservados pelos descendentes.
Entretanto a partir de Outubro o grupo de Aldeia Nova retomou os ensaios e já estamos a preparar coisas bonitas!


















bottom of page